"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

Curiosidades







Espaço destinado à publicação de algumas curiosidades sobre diversas aves

As aves evoluíram a partír dos dinossauros. A ciência encontrou centenas de fósseis de dinos de penas, provas do parentesco entre os répteis e as aves.

Existem mais de 8.500 espécies de aves em todo o mundo.

O vocabulário dos papagaios dificilmente ultrapassa 20 palavras.

O beija-flor bate as asas 90 vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele também é capaz de voar para trás e até de ponta cabeça.

Por falar em beija-flor, você sabia que algumas espécies podem voar a até 150 Km por hora?

No total, o (exibicionista) pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

Em algumas culturas, a cegonha representa a fertilidade, enquanto que em outras, é simbolo de boa sorte.

A ave com maior bico é o avestruz australiano. O bico pode medir cerca de 50 cm, mais ou menos o tamanho do braço de uma pessoa.

A ave de rapina mais forte de que se tem notícia é o gavião-real brasileiro, também conhecido como harpia. Eles são capazes de capturar macados, preguiças e até filhotes de veado.

A maior ave de rapina do mundo é o condor. Suas asas chegam a medir três metros de uma ponta a outra.

Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura – o mesmo tamanho de um camelo. É a maior ave do mundo.

O avestruz pode viver até 50 anos e a arara até os 60 anos.

Existiram aves de até três metros de altura na América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. Isso foi há 2,5 milhões de anos. Eram aves carnívoras que corriam até 70 Km por hora e engoliam a presa de uma só vez.

Atualmente, a ave mais perigosa é o casuar, uma ave típica da Oceania. Um casuar pode passar facilmente de 1,5 metros e pesar 60 Kg. Ele é irritadiço, dá grandes saltos e usa unhas e bicos para atacar seu oponente. Calcula-se que, nos últimos 10 anos, 150 pessoas tenham sido feridas na Austrália por casuares.

A andorinha é capaz de comer 2 mil moscas num único dia.

A galinha cacareja, os pássaros trinam, o ganso grasna, mas… que nome damos ao som do pombo? O pombo arrulha.

Não apenas os de galinhas, mas os ovos de todas as aves podem ser comidos. Então, por que os humanos consomem mais ovos de galinhas? Simples: por que é uma das espécies mais produtivas. Cada galinha produz cerca de 300 ovos por ano.

Os ovos mais consumidos na África são os de galinha d’angola.

As aves mais comuns em todo o mundo são o pombo, a andorinha e o pardal. 

 A primeira ave conhecida chamava-se Arqueoptérix e era uma espécie de lagarto sem bico, com penas e garras nas asas.


O Kivi é uma ave que vive no solo e não voa, por isso quase não se notam as suas pequenas asas.







Os Mochos e as Corujas conseguem ver no escuro quase como se fosse de dia.Os seus grandes olhos são adaptados à escuridão da noite. 







Os Abutres e os Grifos conseguem cheirar carne morta a centenas de quilómetros.São necrofágas.







As Andorinhas são são aves migradoras que nos visitam na Primavera.
Para cá chegarem, voam milhares de quilómetros sem descansarem.





Os Cucos não fazem ninho. Depositam os seus ovos nos ninhos de outras aves.
Chamam-se aves parasitas.







Os ossos das aves são ocos e muito leves para poderem voar livremente.









Os Borrelhos vivem perto de ribeiras e do mar.Estas aves não fazem ninho, depositam os ovos por entre as pedras de cascalho.






As penas das aves são leves mas muito resistentes.Protegem do frio, do vento e da chuva e ajudam a ave a voar.







Os Picanços emitam o som de outras aves para as atraírem e as poderem caçar.


Os Noitibós passam o dia deitados no solo e conseguem passar despercebidos graças à sua plumagem muito parecida à terra.





O Guarda-rios mergulha nos rios e ribeiras para poder pescar pequenos peixes.
 





Os Corvos-marinhos abrem as suas asas para secarem ao sol depois de mergulharem.


Os pássaros constroem seu ninhos de muitos modos diferentes e com todo tipo de material: palha, capim, gravetos, barro etc. Usam o bico como ferramenta pra construir. Escolhem os materiais e depois juntam tudo, fazendo um ninho bem aconchegante.
Um pássaro da orla marítima chamado Fulmar é capaz de cuspir um óleo amarelo e fedorento contra os intrusos no seu ninho. Este pássaro tem uma pontaria fenomenal até cerca de 1,5 metros do intruso. Os Fulmares até cheiram tão mal como o óleo que cospem. Os ovos de um Fulmar que se encontram num museu à mais de 100 anos, ainda contêm o seu cheiro. Os Fulmares vivem no Árctico, Inglaterra, Califórnia e no Japão.
O joão-de-barro aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias. Constrói o seu ninho em 3 a 5 dias com barro e saliva, chegando a realizar de 500 a 2000 viagens para carregar o material necessário.
Mais de 3,5 milhões de pássaros morrem todos os anos ao chocarem contra janelas.
Foram os porcos que mataram e extinguiram o pássaro Dodo. O último Dodo morreu em 1681.
O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores, pois a cabeça dessa ave tem pequenas bolsas de ar que amortecem o impacto das batidas no crânio.
É capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como seu ouvido é muito apurado, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.
A Amazónia contém cerca de 25% das espécies de pássaros existentes no mundo.
Pardal · Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil e acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.
As corujas são o único pássaro que consegue ver a cor azul, e também são os únicos com visão estereoscópica (capacidade de focar os dois olhos ao mesmo tempo num alvo).
No Pantanal existem cerca de 714 espécies de aves. Sendo considerado o ecossistema mais diversificado em aves no mundo. 
http://www.tribunaanimal.com/home.htm
Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/

30 Curiosidades sobre animais...

 

1 - O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.



2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

7. Um porco-espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.

11. A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.

12. Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.

13. Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.

14. Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.

15. De acordo com a espécie, uma centopéia pode ter de 28 a 354 patinhas.

16. O coice mais fiolento de que se tem notícia é o da girafa.

17. O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue dos mamíferos, aves e amfíbios para depois produzirem os ovos.

18. Para fazer seu cricri caacterístico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As mêmeas são mudas.

19. Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é masi dócil e fácil de montar.

20. O órgão sexual da aranha macho está localizada no final de uma de suas patinhas.

21. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinqüenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.

22. Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualuqer outra cor.

23. As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.

24. O bicho-da-seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de


distância.

25. As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica. A minhoca e a lesma, possuem quatro.

26. O caracol faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também quando ele acontece... dura 12 horas!

27. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzirem um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia.

28. A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas. É vinte vezes mais pesada que a maior criatura da terra, o elefante africano.

29. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.

30. Um polvo pode medir de ponta a ponta, trinta metros. Ele possui uma bolsa que contém tinta e lhe serve de defesa. Atacado, ele solta esse líquido, que enegrece a água ao seu redor.
 

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=54613.0

 30.000 pássaros

Às vezes, a realidade pode ser mais estranha que a ficção! Uma estranha nuvem, captada nos céus da Dinamarca no dia 14 de Novembro, é afinal composta por cerca de 300 000 pássaros em movimento, que executam nos céus uma espantosa dança, tão bela quanto assustadora. É impossível não nos lembrarmos do clássico “Birds”, de Alfred Hitchcok.

Quando se trata de arranjar comidinha tem de se usar todos os truques.

O inventor do anzol.


O vôo da águia. 


Os pássaros e os fios eletricos

Um desequilíbrio pode ser fatal.
Curiosamente, os pássaros conseguem pousar sobre fios eléctricos, encapados ou não, sem levar choque. Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com os pássaros é diferente. 

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial eléctrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente eléctrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da electricidade que é a condução de energia. A electricidade liberada no pássaro não lhe provocará uma descarga eléctrica porque ele não estará encostado em nenhum objecto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objecto, ele receberá a corrente eléctrica. 


Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também; desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio.
Agora se você pegar em um fio destes e der diferença de potencial a ele (encostar em algo - outro fio, poste....) o choque acontecerá.
Em localidades que existem Tuiuius, os fios da rede elétrica são mais afastados uns dos outros. O pouso dele sobre estes fios não ocasiona o choque como no pássaro da foto; porém a asa dele é muito grande; no pouso ou ao vor a asa dele pode encostar em outro fio gerando uma ddp e ocasionando a passagem de corrente pelo pássaro ou como é mais conhecido - o famoso choque eléctrico.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola


Velocidade Máxima de Vôo

Nome VulgarVelocidade Máxima (km/h)
Tentilhão35 km/h
Pisco-de-peito-ruivo35 km/h
Pardal35 km/h
Corvo50 km/h
Melro56 km/h
Tordo56 km/h
Garça-cinzenta65 km/h
Môcho72 km/h
Maçarico80 km/h
Estorninho80 km/h
Avestruz80 km/h
Perdiz85 km/h
Beija-flor88 km/h
Pomba-selvagem95 km/h
Faisão96 km/h
Pato-selvagem100 km/h
Cerceta105 km/h
Narceja110 km/h
Tarambola-dourada113 km/h
Avestruz120 km/h (em condições favoráveis)
Águia130 km/h
Ganso145 km/h
Pombo-correio160 km/h
Gaivota180 km/h
Águia198 km/h (em condições favoráveis)
Andorinha210 km/h
Falcão-peregrino314 km/h
Gavião320 km/h
Fragata400 km/h (em condições favoráveis)
Fonte: Enciclopédia Conhecer




Média de vida dos pássaros

Nome VulgarMédia (Máxima) em Anos
Águia40 (95)
Andorinha8-9
Arara60
Avestruz40
Cegonha24 (40)
Cisne25-50 (170)
Condor45 (52)
Coruja27
Coruja-real40 (68)
Corvo-imperial50 (69)
Falcão40 (55)
Gaivota25 (47)
Galo e Galinha15-20
Garça-real50
Gralha8-9
Grou50
Pardal12 (20)
Pelicano40 (52)
Pingüim30-35
Pomba20 (35)
Ordens ou FamíliasMédia em Anos
Anseriformes23
Ciconiformes21
Falconidae24
Galliformes13
Laridae19
Passeriformes22
Pelecaniformes22
Fonte: Enciclopédia Conhecer

Sem comentários:

Enviar um comentário