"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

sábado, 30 de abril de 2011

Já nasceram! Mas .....

Começaram a nascer no dia 28 os primeiros pássaros desta segunda postura e para animar a festa começou logo com uma situação menos boa.
Quando cheguei e fui ver os tabuleiros comecei logo a ver as cascas em 3 gaiolas, examinando mais ao pormenor vi que agarrado a uma casca estava ainda um pássaro, já estava um bocado frio mas estava vivo. Arranquei o resto da casca, aqueci-o e coloquei-o no ninho, por lá ficou e ainda não fui ver se está vivo ou se morreu, mas enfim começámos bem.
Entretanto hoje durante o tempo que por lá estive comecei a estranhar que um dos casais nunca (pelo menos que eu visse) saía do ninho para alimentar as crias, não queria estar a mexer mas como ao fim de muito tempo continuava tudo igual, fui verificar e pronto já estava, um deles já estava morto sem nada no papo, este casal na postura anterior alimentou os filhos até eles começarem a morrer aí á volta do 7º ou 8º dia, no entanto agora provavelmente não alimentaram vez nenhuma.

Já estava a ver o mesmo filme, retirei os outros dois e coloquei-os debaixo de outro casal com pássaros nascidos no mesmo dia, só que já tinham diferença de tamanho por causa das diferenças na alimentação, mas não havia outro ninho com datas idênticas e ficou assim, acabou por ficar com 5 pássaros para criar. Quando os coloquei lá tive medo que morressem na mesma por serem mais pequenos e ficarem escondidos e sem grande força para esticar o pescoço à procura de comida, no entanto quando de lá saí consegui ver as 5 cabeças no ar e a serem alimentados, vamos ver se escapam.
Como se fosse só isto até nem tinha muita graça, houve mais uns contratempos. Noutra gaiola em que os pássaros já deviam ter nascido no dia 28, hoje ainda não davam sinal de vida, eu também não queria andar a mexer e fui tentando espreitar conforme a fêmea saísse do ninho, numa das vezes acabei por ver que um dos ovos já estava picado, ok, pensei, isto está a correr bem, só que ao fim de muito tempo estava tudo igual, então retirei os ovos e acabei por abrir o ovo que estava picado. Lá dentro estava o pássaro morto, por um motivo qualquer não conseguiu picar o resto do ovo, como com aquele já não havia nada a fazer acabei por partir os outros dois ovos e retirei de lá os pássaros, estavam vivos mas aparentemente já lá estavam a tempo demais, mas estavam vivos e coloquei-os no respectivo ninho. Eu sei que nas primeiras 24 horas as crias alimentam-se do resto da gema mas como estes já deviam ter nascido e juntamente com uma grande dose de receio que passado aquele tempo os pais não os alimentassem por acharem ali uma coisa estranha que nasceu assim sem mais nem menos, com esse receio talvez exagerado acabei por os colocar noutro ninho que tinha 3 ovos e já com dois pássaros nascidos, não mexi em mais nada e vou esperar por amanhã para espreitar.
Mas como não há duas sem três, houve ainda outra situação que foi bem pior. Noutra gaiola que também os pássaros deveriam ter nascido no dia 28, como não vi cascas fui espreitar, dos três ovos um pássaro já tinha nascido e pelo tamanho não tinha aspecto de ter nascido hoje, ou seja provavelmente nasceu no dia 28 que era o dia previsto, previsto não quer dizer que tenha de ser aquele dia exactamente, pode passar e nesse sentido nunca me precipito a deitar fora os ovos só porque passaram os dias que são os considerados normais, mas como troco os ovos todos no mesmo dia e como a cria que já tinha nascido aparentemente à mais de um dia deduzi que os outros dois ovos teriam os pássaros prontos para nascer ou mortos. Baseado naquilo que tinha acontecido na outra gaiola agarrei nos ovos e com cuidado comecei a partir um dos ovos e enfim aconteceu aquilo que eu não estava à espera, o pássaro ainda não estava completamente formado nem pronto para nascer e foi inevitável, passado pouquíssimo tempo morreu, claro que já não mexi no outro ovo.Como troquei os ovos todos no mesmo dia nunca iria pensar que houvesse diferenças tão grandes.
Por um lado se não tivesse mexido, o pássaro não tinha morrido, por outro lado se não tivesse feito o mesmo nos outros eles tinham morrido de certeza, já não sei o que é melhor , se não fazer nada e deixar seguir o curso normal das coisas, se é melhor tentar fazer alguma coisa embora por vezes corra bem mas noutras vezes corra mal, é a velha historia de sermos presos por ter cão e sermos preso por não o ter, de qualquer modo fica cá aquela mazela de ter provocado a morte ao animal.
Ainda tenho gaiolas em que os pássaros já deviam ter nascido e tenho outras com pássaros para nascerem para a próxima semana, de qualquer modo desta vez não vou mexer em nada, se não nascerem vou dar uma margem grande antes de deitar fora os ovos, como tem travejado muito não sei até que ponto terá influencia nos que não nascerem, mexer é que já não mexo mais

4 comentários:

  1. Olá Alex.
    como eu me revejo nas tuas palavras. por vezes a ansiadade e a vontade de querermos ajudar ao máximo os nossos passarinhos. por vezes também fico na dúvida se ajude o pássaro a nascer ou se espero mais um tempo. a verdade é que das vezes que piquei os ovos estes acabavam por morrer, acho que o melhor é mesmo deixar seguir o rumo natural dos acontecimentos.
    boa sorte
    cumprimentos
    Filipe Brito

    ResponderEliminar
  2. boas amigo alex será que o seu problema do ovos não abrir não será falta de humidade?eu por norma antes de faltar 2 dias molho os ovos.um abraço marques.

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipe,
    Pois é, por vezes intervimos e corre bem, mas quando não corre bem o peso da desgraça é superior aquilo que fizemos de bem, pelo menos para mim é assim e daí realmente pensar que talvez o melhor é nunca intervir, se correu bem ou se correu mal é porque tinha de ser assim e não devido à nossa intervenção.
    No entanto é difícil colocar isto na prática porque quando vemos que existe qualquer coisa que está mal a nossa ideia é sempre resolver a questão e não ficar ali parados à espera do pior, porque depois acabamos a pensar se podíamos ter feito alguma coisa que resolvesse ou ajudasse a resolver a situação.
    Isto acaba por ir parar sempre ao mesmo sitio, ou seja, é um pau de dois bicos.
    Cumprimentos,
    João ALEXandre Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Manuel,
    Eu por acaso não tenho o hábito de pulverizar os ovos com água, apesar de saber que muitos o fazem.
    Não o tenho feito porque nunca tinha tido problemas destes e este ano tenho tido muitos, está a ser um desastre, aliás está a ser mais um choque em cadeia, mas esse problema com os ovos ainda não tinha tido e como meto as banheiras sempre duas vezes por semana pensei que fosse suficiente mas o que é certo é que os passaritos não conseguiram sair cá para fora, mas também foi até agora só numa gaiola.De qualquer modo vou estar mais atento e agradeço a sua dica.
    Um abraço,
    João ALEXandre Rodrigues

    ResponderEliminar