"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

terça-feira, 8 de março de 2011

As primeiras baixas.

Hoje estranhei o piar dos pássaros novos ser tão baixinho e fui ver, fui ver e encontrei aquilo que não queria encontrar, dois estavam mortos, um num ninho que tinha quatro e outro num ninho que tinha dois, aparentemente morreram à fome.
Eu já tinha estranhado que eles tivessem sempre tão pouca comida no papo mas como vejo os pais a darem de comer não dei muita importância e pensei que por coincidência nas alturas em que eu via era a altura em que tinham o papo mais vazio, o que é certo é que já foram.
Vamos ver se os outros se safam, no ninho em que ficaram três que já estão granditos, pode ser que se safem, mas nos dois ninhos que têm um pássaro cada, esses provavelmente não vão escapar. Ora bem, então e o que é que está a acontecer? não faço ideia, o que têm em comum é o facto de serem casais que estão a criar pela primeira vez, será por isso? é que eles alimentam os filhotes, só que, penso eu,e m vezes insuficientes, será da papa? não sei, como não tenho cá mais nenhuma não posso experimentar, amanhã vou comprar outra e vou experimentar.
A papa que estou a usar este ano não é a mesma do ano passado, o ano passado comprava na loja a granel, como era vendida sem estar na embalagem original (estava dentro de baldes), eu não sabia nada sobre a sua composição, estava exposta ao ar e ficava mais seca, então este ano optei por comprar na Internet, porque por aqui as lojas não têm grande variedade, e escolhi uma papa que me pareceu adequada tendo em conta que não iria influenciar a coloração das aves, no caso de coloração optei por juntar o corante na papa . Como estou a dar corante (só durante uns dias) aos amarelos, ainda pensei que fosse por isso e que não comessem a papa, mas o outro casal são Brancos , a papa não tem corante e está a acontecer o mesmo. Coincidência ou não o que é certo é que com a papa antiga nem nos exóticos nem nos canários no ano passado, tive pássaros mortos.
Não me parece que os pais estejam doentes, pelo menos pelo pouco que percebo não vejo sinais de qualquer doença.
Para já não posso fazer mais nada, amanhã mudo de papa e logo se vê.

Sem comentários:

Enviar um comentário