"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 17 de outubro de 2010

Decisão difícil, mas já está






Quando a dois anos consegui recomeçar com a criação de pássaros depois de uma interrupção de mais de vinte anos, recomecei com um casal de Mandarins, pássaros que nunca tinha tido mas que diziam ser fáceis de criar. Ora depois de um jejum tão grande era quase fundamental começar a tirar pássaros e como já tinha criado uns canários, poucos e sem ter grandes conhecimentos mas com resultados positivos, para ser diferente e como o investimento também era menor a escolha recaiu sobre os Mandaris.
A seguir a esse casal vieram mais alguns, depois uma troca por Bengalins e a seguir comprei um casal novinho de Diamantes de Gould, dos quais um acabou por morrer. Mais tarde comprei mais dois ou três, consegui fazer um casal e consegui tirar alguns passaritos. Entretanto e como já tinha tido canários, comprei um casal, a fêmea ainda tirou um pássaro mas deixou-o morrer e mais tarde a fêmea morreu.No ano passado fui a Expoaves a Vialonga e comprei lá dois casais de Canários. Consegui tirar alguns pássaros e não tirei mais porque parei antes do fim da época para mudar as gaiolas para o local onde estão agora
Com isto tudo o numero de pássaros e gaiolas foi aumentando e ao mesmo tempo passei a ter menos tempo livre o que fez com que tivesse várias vezes pensado em diversas formulas para conseguir continuar com os pássaros e apesar de ter dito na sexta-feira que iria juntar agora o Mandarins e os Gould mas que já estava atrasado e já estava atrasado precisamente devido a indefinição com que estava, indefinição essa que já durava algum tempo, mas tinha de tomar uma decisão e pronto, custou mas já está e já não juntei os pássaros.
Optei por ficar só com uma espécie, essa opção foi a que considerei ser a melhor porque assim deixo de ter pássaros a criar durante quase o ano todo e fica reduzido só a um período deixando-me mais algum tempo, ao mesmo tempo em vez de andar a saltitar a pressa entre uns e outros acabando por não ter tempo para aprofundar os meus conhecimentos nem numa espécie nem em outra, tenho mais hipóteses de evoluir e até talvez ter resultados de modo a que possa expor as minhas aves. Como tenho pouco tempo e não quero "maltratar" os animais, quero sim trata-los bem e conhece-los o melhor possível, penso que foi a decisão mais acertada.
Agora a escolha, que não foi nada fácil e moeu-me a cabeça porque gosto de todos, mas tinha de optar e achei que a melhor opção era os Canários, a indefenição foi entre estes e os Gould que são uns pássaros lindos, mas, e lá está sempre o factor tempo, obriga a ter mais uma serie de pássaros por cada casal, mais gaiolas ocupadas e logicamente mais trabalho. Como o espaço que tenho é pouco, estou condicionado a um determinado numero de gaiolas o que nos Gould me limitava a ter poucos casais por causa das gaiolas para os Bengalins.
Pesou também na decisão, que não sendo eu uma pessoa daquelas que pensam que os canários são todos amarelos, o ter descoberto a pouco e pouco a diversas raças e a sua beleza. Pela primeira vez vou pedir anilhas e vou anilhar, vamos ver como vai correr com as rejeições.
Vou tentar tirar o melhor partido do espaço e do tempo que tenho para tentar obter bons exemplares, agora é começar a preparar a próxima época e para o mês que vem lá estarei a visitar a AVIXIRA-2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário